CAMPO GRANDE (MS): Visando o combate ao alto índice de violência contra as mulheres, órgãos de diversos países instituíram a campanha “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. A mobilização mundial ocorre em mais de 160 países, e é realizada no Brasil desde 2003.
Em Mato Grosso do Sul, como em todos os Estados brasileiros e no mundo, constata-se um alto índice de violência contra as mulheres. Para dar visibilidade a esse fenômeno, são realizadas ações e esforços nas mais variadas frentes.
O objetivo da campanha é despertar na sociedade a atenção sobre atitudes que levam ao desrespeito às mulheres e às violências sofridas diariamente, dando visibilidade à violação de direitos humanos das mulheres e discutindo medidas de prevenção e combate à violência.
Aqui no Estado, a lei n° 4.784/2015 instituiu o dia 25 de novembro como o “Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, data relevante no calendário oficial do Estado, prevendo a realização de ações de mobilização, palestras, debates, encontros, panfletagens, eventos e seminários sobre as diversas formas de violência que vitimam as mulheres.
Dentro dos “16 Dias de Ativismo”, o dia 6 de dezembro é o “Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, criada no Canadá em 1989 e simbolizada pelo “Laço Branco”, que busca envolver os homens nessa mobilização, tendo também se tornado uma campanha mundial e excelente oportunidade para os sul-mato-grossenses manifestarem seu compromisso com o combate à violência.
O dia 10 de dezembro é lembrado pelo “Dia Internacional dos Direitos Humanos” remete a promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos adotada pela ONU em dezembro de 1948, com a finalidade de proteger os direitos fundamentais de todos os cidadãos, lembrando que a violência contra as mulheres é uma violação dos direitos humanos e assim deve ser combatida.