CAMPO GRANDE (MS): A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou, por unanimidade, na Sessão Ordinária desta terça-feira (27), o Projeto de Resolução nº 357/17, que cria a Medalha Delegado de Polícia Civil Pedro Antônio Pegolo, que será entregue em Sessão Solene na Câmara Municipal no dia 12 de agosto de cada ano. O Projeto de Lei foi apresentado pelo vereador Delegado Wellington.
A Medalha será concedida aos Agentes de Segurança Pública – Agentes Penitenciários, Policiais Militares, Bombeiros Militares, Guardas Municipais, Defesa Civil, Agentes de Trânsito, Policiais Civis, Policiais Federais e Policiais Rodoviários Federais – que no desempenho das suas funções tenham praticado atos de bravura ou prestado relevantes serviços à Capital.
Como justificativa à criação da Medalha, o Vereador Delegado Wellington afirmou ser relevante homenagear Pedro Antônio Pegolo. ” O Delegado de Polícia Civil Pedro Antônio Pegolo foi o primeiro Coordenador da Guarda Municipal de Campo Grande,entre 2006 e 2008, com a implantação da Instituição e regulamentação da profissão. Seus anos de serviço à Guarda Civil Municipal o fizeram ser reconhecido, e nada mais justo do que colocar seu nome na medalha.”
O dia 12 de agosto foi escolhido por ser o Dia Municipal do Agente de Segurança Pública, bem como o dia dos Anjos da Humanidade, porque esses profissionais se dedicam a garantir a nossa segurança pessoal e patrimonial, colocando em risco sua própria vida.
Os Agentes de Segurança Pública fazem da proteção o seu ofício trazendo dentro de si, o mais profundo respeito ao ser humano, se colocando à frente de qualquer perigo ou ameaça, na defesa de seus semelhantes.
“A Capital conta com diversos agentes de segurança, portanto, esses profissionais merecem a homenagem, bem como nosso respeito e admiração, pois colocam, diariamente, em risco sua integridade e vida”.
Pedro Antônio Pegolo
Nascido em Votuporanga – São Paulo, cursou Bacharelado em Direito na Faculdade de São Bernardo do Campo – SP e Pós-Graduação em Direito Municipal na UNIDERP – MS.
Atuou como Delegado de Polícia na Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul de 1984 a 1997, Delegado de Polícia Regional no município de Aquidauana, foi Corregedor Geral do Detran – MS, Diretor do Departamento de Polícia do Interior e Diretor Geral de Polícia Civil do Estado, onde permaneceu no cargo da Polícia Civil por 4 anos.
Como Delegado de Polícia, foi membro o Conselho de Segurança Pública do CODESUL, composto pelos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, alem dos países componentes do CODESUL, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Durante o período em que esteve à frente da Diretoria Geral, houve maior integração dos órgãos que compõe a Secretaria de Segurança Pública, tais como, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Coordenadoria Geral de Perícias, Corregedoria Geral de Polícia, Defesa Civil e da própria Secretaria.
Na área de educação policial, atuou como Professor da Academia da Polícia na área de Direito Constitucional e Técnica Policial nos cursos para médico legista, perito criminal, agentes de polícia e escrivães de Polícia.
Com informações: Assessoria de Imprensa do Vereador Delegado Wellington