Campo Grande (MS) – Iniciaram nesta segunda feira (09) as aulas do Curso de Capacitação Técnica de Médico-Legistas Temporários na Academia da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (Acadepol/MS).
O novos médios legistas que atuarão em Mato Grosso do Sul foram selecionados por meio de Processo Seletivo Simplificado (SAD/SEJUS/CGP-ML2019), com o objetivo de atender necessidade temporária de excepcional interesse público, para exercício de funções técnico-operacional, devidamente capacitados para atuarem no interior do Estado, nas Unidades Regionais de Perícia e Identificação da Coordenadoria-Geral de Perícias da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.
Os candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado, serão contratados por tempo determinado e na forma da Lei Estadual n. 4.135, de 15 de dezembro de 2011. O curso de formação iniciado nesta segunda é para capacitação técnica dos profissionais, por meio da qual estão sendo repassados aos servidores conhecimentos específicos relacionados à função do perito médico legista temporário, estruturando-se em aulas teóricas, práticas e treinamentos.
O Curso tem como objetivo assegurar ao aluno a identificação de seu papel como Perito Médico Legista no âmbito da Instituição e no contexto da sociedade, oferecendo-lhe as condições de preparo técnico-profissional, dotando-o de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para analisar e sintetizar as informações relacionadas à área de Segurança Pública, bem como respeito à hierarquia e à disciplina.
Dominar técnicas, procedimentos e recursos tecnológicos para construir e afirmar conhecimentos sobre a realidade em situações que requerem a atuação de funções de polícia científica, para produzir prova material, mediante análise de vestígios e busca de materialidade para dar subsídios para qualificação, estabelecendo a dinâmica e a autoria dos delitos, no exercício da função de Perito Médico- Legista.
Os acadêmicos do Curso de Capacitação Técnica de Médico-Legistas Temporários, irão atuar nas Regionais de Aquidauana (01), Coxim (02), Jardim (02), Naviraí (02), Nova Andradina (02) e Paranaíba (01). As disciplinas versarão sobre Antropologia Forense, Coleta de Vestígios e Cadeia de Custódia, Criminalística Aplicada à Medicina Legal, Introdução à Medicina Legal, Legislações Especiais Aplicadas à Coordenadoria Geral de Perícias, Sexologia Forense, Tanatologia Forense e Traumatologia Forense.
A aula inaugural contou com a presença do diretor da Academia de Polícia Civil, delegado Devair Aparecido Francisco; do coordenador de Assuntos Educacionais, delegado Paulo Sérgio de Souza Lauretto; da coordenadora de Planejamento e Orientação Pedagógica, delegada Rosely Aparecida Molina; da Coordenadora-Geral de Perícias, Glória Setsuko Suzuki; diretor do Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol), Silvio Luís da Silveira Lemos; do perito criminal, Nelson Fermino Junior, Diretor Departamento de Apoio as Unidades Regionais (Daur) e do perito criminal, José de Anchieta Souza Silva, coordenador-Geral Adjunto.
Texto: Edson Pedro dos Anjos