Campo Grande (MS) – A temporada de pesca está fechada nos rios de Mato Grosso do Sul até dia 28 de fevereiro de 2020, por conta do período do defeso, que é a época em que os peixes sobem a correnteza em direção às cabeceiras para se reproduzirem.
Durante o período também conhecido como piracema, a Polícia Militar Ambiental reforça a fiscalização e coloca todo seu efetivo nas ações, inclusive o pessoal administrativo. Homens à paisana estão infiltrados em locais usualmente frequentados por pescadores, para levantar informações que levem à apreensão de equipamentos e petrechos e à prisão de infratores.
A fiscalização ambiental abrange também peixarias, restaurantes, hotéis, bares e similares, para colher a declaração de estoque. Os proprietários preenchem guias e entregam ao policial militar ambiental atestando a quantidade de pescado existente no estoque.
O objetivo é coibir a pesca predatória e preservar os recursos pesqueiros, mantendo o meio ambiente equilibrado. O assunto é tema do programa Segurança em Pauta desta semana, que entrevista o tenente-coronel , Ednilson Queiroz, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental.
Confira na TV Educativa, no canal 4.1 na TV aberta e no canal 15 na Net, nesta terça-feira, às 18h30 e no sábado, às 21h, quando o programa será reapresentado.