Campo Grande (MS): Termina neste sábado (20), o curso de capacitação técnica de policiais civis do Estado, com a Polícia Judiciária francesa, em parceria com a Direção de Cooperação Internacional de Segurança Interna da França no Brasil. O curso foi ministrado na Academia de Polícia Civil – Acadepol e teve início na terça-feira (16).
Durante este período, participantes puderam experiências no âmbito das técnicas e a metodologia da investigação criminal no âmbito das polícias judiciárias francesa e sul-mato-grossense.
Mesmo de férias, o Delegado-Geral da Polícia Civil do MS – Adriano Garcia Geraldo, manifestou o imenso agradecimento pela destinação do curso à Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul sabedor de que inúmeros Estado da federação pleiteiam uma capacitação desta qualidade.
Em 2018 a embaixada francesa, também em parceira com PCMS, realizou um programa de intercâmbio que levou três policiais civis do Mato Grosso do Sul – um delegado e dois investigadores de polícia – para realizar um curso sobre “cibercrime” na cidade de Nanterre, interior da França.
O curso em Campo Grande MS contou com a participação do investigador da polícia judiciaria francesa Jérôme Boyer.
Serge Giordano adido adjunto da adidância da embaixada da França no Brasil e comandante de patente, falou sobre a parceria a agradeceu a oportunidade.
“Hoje encerramos o curso entitulado Técnica da Metodologia de Investigação Criminal que contou com a participação de investigadores, escrivães e delegados de polícia.
Gostaria de enaltecer o papel do Delegado-Geral Adriano Garcia que nos ajudou bastante a concretizar esse projeto que vem desde 2018, quando ainda era Delegado-Geral Adjunto e veio até nossa embaixada para tentar firmar um acordo técnico com a polícia francesa. A pandemia freou nossa colaboração, mas com a normalização das coisas a gente conseguiu voltar e realizar o curso, concluído está semana. O dr. Adriano sempre foi a pessoa dentro da Polícia Civil que buscou essa colaboração internacional a fim de mostrar como as polícias estrangeiras trabalham na área investigativa e etc. Dessa vez a PCMS conseguiu a capacitação e no futuro eu espero que possamos continuar a propor outras temáticas sempre ligadas a investigação. Eu agradeço pessoalmente a todos que sempre quiseram melhorar o trabalho da Polícia Civil. Sempre quiseram ajudar a melhorar tanto o trabalho da Polícia quanto o da investigação”.
A Polícia Civil agradece à Delegada Bárbara Camargo Alves, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – Deam, que é fluente em francês e colaborou na tradução do curso.