O ex Delegado-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Roberval Maurício Cardoso Rodrigues lançou na noite desta quinta-feira (9), seu primeiro livro, intitulado “O Delegado”. A publicação conta sua ascensão na carreira.
O evento de lançamento, realizado na Edenis Church, igreja da qual é membro, contou com a presença de personalidades do Estado e delegados aposentados e da ativa.
Em sua fala Roberval contou um pouco sobre o que o levou à publicação. “Toda investigação policial é empolgante e em conversa com outras pessoas sempre ouvi ‘ah você precisa lançar um livro’, mas nunca me atentei nesse assunto (…) Mandei um rascunho para a sede da Associação (Adhonep) no Rio de Janeiro, então me ligaram dizendo que meu testemunho precisava de mais detalhes, e acabou publicado na capa da revista ‘A Voz’ para mais de 150 países (…) Posteriormente fui procurado pela editora Life e demos o direcionamento para a finalização do livro”.
Unidades estão disponíveis para vendas no site da Amazon.
Carreira
Roberval Maurício Cardoso Rodrigues entrou para a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul em 1988, sendo designado para trabalhar na área de investigação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em seguida foi para a Corregedoria; Em 1999 fez o concurso para delegado; Ele onde atuou na Delegacia Especializada de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos – Defurv, Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos – Derf, Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico – Denar, Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude – DEAIJ e Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídios – DEH.

Roberval Maurício montou o Setor de Investigações Gerais (SIG) e passou a ser Delegado Titular da 6ª Delegacia, onde foi reconhecido pela diminuição considerável do número de roubos a malotes na cidade e de explosões a caixas eletrônicos no Estado; Depois foi designado para a Delegacia Especializada Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros (Garras), novamente para DEAIJ e depois como classe especial para Corregedoria da Polícia Civil.
Roberval encontrava-se aposentado quando, em dezembro de 2014, foi convidado para ser Delegado-Geral da Polícia Civil. A aposentadoria foi revertida e ele permaneceu no cargo até abril de 2016, quando então se aposentou efetivamente.











