Hoje falaremos sobre Golpe do Pix
O PIX, novo meio de pagamentos do Banco Central, que permite transferir dinheiro de forma rápida, fácil e gratuita, tem sido alvo de vários golpes de Estelionato.
- Dentre os principais golpes temos os praticados via aplicativo WhatsApp seja na criação de perfil falso, seja na clonagem da conta.
- Em qualquer das hipóteses, o golpe é o mesmo, o estelionatário se passa por algum conhecido ou parente próximo e pede uma transferência via PIX, com urgência. Esse é o perigo, pois quando a vítima, depois de certo tempo percebe tratar-se de um golpe, não há como cancelar aquela transação financeira que é instantânea.
- Outra modalidade de golpe com o uso do PIX, são as negociações com envio de comprovante de transferência via PIX, pelo WhatsApp, pois pelo avanço dos editores de texto, facilmente se consegue adulterar o conteúdo ou forjar um comprovante falso de transferência bancária.
- Mas os golpes utilizando o PIX não param por aí, temos que ter cuidado com páginas falsas que coletam nossos dados que podem ser usados como chaves do PIX, a partir de cadastramentos falsos. Esses cadastramentos e atualizações de dados bancários são largamente utilizados pelas “centrais falsas de atendimento”, onde o estelionatário entra em contato com a vítima por telefone ou aplicativo coletando dados, senhas e chaves PIX.
- Temos ainda, os golpes do “ bug no PIX”, no qual a vítima faz transferência de valores em chaves aleatórias pois recebe notícias de que através deste procedimento há um bug no PIX, com o recebimento de valores em dobro, porém mais uma vez trata-se apenas de fake news, por fim, porém não menos importante temos o golpe do “agendamento do PIX”, os golpistas por meio de artifícios de engenharia social, fazem a vítima acreditar que agendaram uma transferência de valor que ficou bloqueado e que pela urgência, convencem a vítima a fazer um novo PIX devolvendo o dinheiro imediatamente.
- Só confie no dinheiro em conta.
Veja a essa e outras Dicas pelo www.pc.ms.gov.br e no canal da PCMS no youtube. Lá você encontra conteúdo exclusivo das ações da Polícia Civil. Siga-nos também no Instagram e facebook.