Campo Grande (MS) – A delegada Ana Cláudia Medina, titular da Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deco), participa em Curitiba, no Paraná, da 5ª edição da capacitação
do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias (PFPJ), desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Com o tema “Corrupção Sistêmica e Delinquência Institucionalizada”, a capacitação que começou hoje (16) e vai até sexta-feira (20), é destinada a mais de 70 policiais civis e delegados das regiões Sul e Centro-Oeste do país e conta com a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.
O programa que está agora em Curitiba, já passou pelos estados de Pernambuco, Pará, Espírito Santo e Goiás, onde capacitou mais de 200 policiais civis.
Sobre o Programa
O Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias é uma iniciativa da Diretoria de Ensino e Estatística da Secretaria Nacional de Segurança Pública da Senasp/MJSP. O objetivo principal do PFPJ é de aprimorar e fortalecer o trabalho das polícias judiciárias de todo o país, aumentando a capacidade investigativa e de resolução de crimes com impacto positivo na segurança pública de maneira geral.
No intuito de transmitir experiências exitosas na condução de trabalhos investigativos da Polícia Federal, promovendo a integração entre as instituições, os policiais civis terão como palestrantes delegados federais de três distintas gerações, responsáveis pelas maiores operações policiais realizadas nos últimos 15 anos. Nomes como Paulo Lacerda, Getúlio Bezerra, Jorge Pontes, Mauricio Moscardi, Cleyber Malta, Erika Marena, Márcio Anselmo e Emmanuel Balduíno estão entre os professores. Eles apresentarão estudos de casos e diferentes técnicas operacionais durante a semana
de capacitação.
Na tarde desta segunda-feira (16), haverá uma palestra motivacional, que será proferida pelo secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theóphilo de Oliveira. Na sequência serão apresentados dois estudos de caso relacionados à CPI dos Bancos, sendo eles o caso Cacciola, com o delegado da PF, Luiz Pontel e a Operação Hurbicane, com o delegado Emmanuel Balduíno.
Também serão tratados hoje temas como a Colaboração Premiada, com o delegado Cleyber Malta, Seletividade das Investigações/Esquema PC Farias, com o delegado Paulo Lacerda, a perícia criminal nas investigações de combate à corrupção, com Clênio Belluco e outros dois estudos de caso, da Operação Carne Fraca, com o delegado Maurício Moscardi e IPL Michel Temer, com o delegado Cleyber Malta.
O diretor de Ensino e Estatística (DEE) da Senasp e idealizador do PFPJ, Jorge Pontes, reforça que o momento é de fortalecimento institucional. “Nós vemos a Polícia Judiciária como um grande instrumento de combate à impunidade por conta do poder de investigação e da capacidade de inteligência. Portanto, o programa é ambicioso e tem como objetivo a diminuição das assimetrias e das diferenças existentes entre as Polícias Civis do Brasil”, destaca.