Campo Grande (MS) – Os investigadores da Polícia Civil, Renan Melo Pereira e Rafael Francisco Carbone, lotados atualmente na Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros (Garras), ministraram nesta terça e quarta-feira (11), curso para os militares da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Campo Grande.
A instrução de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) de Combate (protocolo Marc 1), ministrada pelos policiais civis, dentro do Estágio de Combate em ambiente Urbano, visa preparar os militares para atuarem no combate em ambiente urbano, em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
APH
O APH é baseado nas diretrizes elaboradas pela Special Operations Medical Associated (SOMA), que reúne profissionais médicos militares e socorristas americanos com experiência em combate, e tem como referência as experiências do país nos combates do qual participou ao longo da história, como os ocorridos no Iraque e nas diversas ocorrências que sua polícia enfrenta rotineiramente.
O APH tático é uma realidade nova no contexto brasileiro, percebendo a necessidade de atualização, as forças de segurança elaboraram um protocolo, baseando na manutenção da segurança, para o atendimento de policiais feridos, fazendo com que saibam agir e dar a primeira resposta ao lesionado.
Os Policiais responsáveis pela instrução de APH na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército, foram formados pelo Tigre, grupo de elite da Polícia Civil do Estado do Paraná, que tem cadeira no Soma.