Campo Grande (MS) – O delegado da 5ª Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande, Ricardo Meirelles Bernardinelli, participou na manhã desta quarta-feira (26), do quadro “Papo das Seis” do jornal Bom dia MS da TV Morena, afiliada da Globo em Mato Grosso do Sul, onde falou sobre o combate da violência contra idosos.
O delegado que vem ministrando diversas palestras em Campo Grande, dentro da programação do “Junho Prata” de combate à violência contra idosos, explicou na conversa com o jornalista Átila Eugênio, que esse tipo de crime normalmente tem três formas, sendo elas moral e psicológica, violência física e a violência patrimonial. Cada uma delas tem suas características e particularidades e segundo ele, quase sempre praticado por alguém muito próximo e geralmente da família.
Dados do Ministério da Cidadania apontam que 52% dos casos de violência contra idosos, são cometidos pelos próprios filhos. Conforme o delegado, isso ocorre porque os idosos são acolhedores e muitas vezes trazem para casa pessoas da família, que normalmente estão em dificuldades e isso acaba refletindo no idoso nas mais variadas formas de violência.
Bernardinelli respondeu a dúvidas dos telespectadores e ressaltou que é preciso respeitar a vontade dos idosos e ter sensibilidade para tratar as questões em que estão inseridos, porque normalmente envolve sentimentos. “Quando o idoso procura a Polícia Civil ele quer que a agressão tenha um fim, mas teme pela punição do agressor, quase sempre uma pessoa muito próxima”, disse.
O delegado também alertou para os cuidados que devem ser tomados com dados, especialmente dos idosos. “Nada de passar senhas de bancos, anotar esses números junto aos cartões, evite passar dados pessoais e bancários para estranhos e aja sempre em comunidade, procurando ajuda de pessoas confiáveis”, lembra.
Em caso de qualquer tipo de crime ou violência, a orientação da Polícia Civil é que o idoso ou qualquer outra pessoa ligue para o número 181 ou procure a delegacia mais próxima da sua residência.
Para assistir a entrevista na íntegra clique aqui.
Editado por Joelma Belchior em 26/06/2019, às 12h04.
