SIDROLÂNDIA (MS): A Polícia Civil, por meio da Assessoria de Gestão de Processo e Planejamento (ASSEGPP) representada pela Delegada Sidneia Tobias – esteve na Delegacia de Sidrolândia, junto ao Diretor do Departamento de Polícia da Capital – dr. Fabiano Nagata, onde se reuniu com os delegados dr. Diego Dantas Santos e dra. Thais Duarte Miranda, delegado titular e adjunta, respectivamente, para discutir a instalação da “Sala Lilás”. O município foi o primeiro a receber a visita para apresentação e execução do projeto.
Na ocasião foi possível identificar o local da futura instalação bem como as modificações necessárias para o novo espaço de acolhimento.
A Sala Lilás é um espaço diferenciado para o atendimento e registro de ocorrências que envolvam casos de violência doméstica e familiar. Local reservado para este tipo de vítima de cidades onde não há uma delegacia especializada no atendimento à mulher.
Em posterior reunião com o vice-prefeito de Sidrolândia Wellison Muchiutti, os delegados receberam a confirmação do apoio da prefeitura municipal para execução da obra, bem como a cedência de profissionais da Secretaria de Assistência Social (psicólogos e assistentes sociais) para o acolhimento de vítimas de violência.
Mato Grosso do Sul se desponta como uma das unidades da Federação mais avançada na proteção dos direitos da mulher, contudo, dos 79 municípios existentes, apenas 12 possuem Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM).
A implementação das “Salas Lílas” visa reparar esse déficit instalando uma “célula” da DEAM em cada Delegacia do Estado.
O local propõe o acolhimento da mulher que tenha passado por qualquer tipo de violência doméstica e com a segurança de que ninguém saberá qual foi a violência que sofreu, não colocando a vítima em situações de constrangimento e trabalhando em favor da dignidade da pessoa humana.
Além do atendimento à mulher vítima, a sala de múltiplo uso também receberá crianças e adolescentes vítimas do mesmo tipo de violência.











