Também procedeu-se a devolutiva atinente à estruturação das polícias judiciárias estaduais para o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.
Já no final da manhã de trabalhos, o superintendente de Polícia Judiciária de Goiás e coordenador do Grupo Tático 3 (GT-3), delegado André Ganga, realizou apresentação na qual se comunicou a criação do Comitê Nacional dos Comandos das Operações Especiais das Polícias Civis. Em discussão de caráter colegiado, foi discutida a autonomia da Polícia Civil.
No início da tarde, Sandra Mara e Jeremias dos Santos, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), apresentaram o trabalho Sistemas de Comando e Controle: CICCN e Apoio às Operações Integradas das Polícias Civis.
Em seguida, os conselheiros debateram acerca da criação do Fórum Brasileiro de Investigação Criminal e Gestão de Polícia Judiciária. Também foi apresentada uma proposta de resolução com vistas à criação do Comitê Nacional dos Diretores-Gerais das Academias de Polícia Civil (CONDAPC).
Os trabalhos do primeiro dia foram encerrados com apresentação, por Guilherme Daré, delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo, de projeto de padronização da identidade visual das Polícias Civis de todo o Brasil.


