Campo Grande (MS): No último dia (09), a Polícia Civil através do GARRAS – Del. Esp. Rep. a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros, desarticulou uma organização criminosa e prendeu GENIVALDO JOSE DE ALMEIDA (42 ), SIMÃO OLIVEIRA DA COSTA (26), MARCELO GOMES DA SILVA (24), NILO CUNHA (54), EDVALDO ORTIZ (49) e SERGIO LUIZ DE BARROS(45).
Conforme informações na data dos fatos Policiais deste GARRAS, lotados na seção ABIGEATO, já encontravam-se em diligências visando a identificação e prisão de integrantes de organização criminosa especializada em furto de gado e que estaria agindo na região NORTE do Estado, em especial BANDEIRANTES, SÃO GABRIEL DO OESTE, CAMAPUÃ, entre outros municípios e que havia perpetrado diversas ações na região de RIBAS DO RIO PARDO e TRES LAGOAS e região, sendo que a res furtiva subtraída era levada para outros Estados, utilizando-se notas fiscais e GTA emitidas por contadores envolvidos no crime e também por pessoas que possuem inscrição junto ao IAGRO e AGENFA.
Policiais obtiveram informação de que a organização estaria na região de BANDEIRANTES e iria efetuar embarque de gado de uma propriedade rural, ato contínuo a equipe ABIGEATO organizou operação policial, com apoio dos policiais do Plantão deste GARRAS, deslocando-se até o município de BANDEIRANTES, todos foram identificados, assim como os veículos, sendo que os caminhões estavam totalmente carregados com BOIS GORDO, totalizando 45 animais de grande porte, avaliados em mais de R$ 100.000,00 (cem mil reais).
SIMÃO foi preso em flagrante na posse de uma arma de fogo, as investigações já indicavam que a organização teria integrantes com funções muito bem definidas, sendo que GENIVALDO seria um dos chefes, com participação direta nos crimes e “ESCALARIA” os outros integrantes de acordo com suas habilidades. EDVALDO seria o responsável pelo contato com os motoristas e posterior venda dos animais, ficando responsável pela obtenção de notas fiscais e GTA. Haveria a função de motoristas, que nessa ação foram SERGIO e NILO, inclusive conforme apurado um desses caminhões seria de EDVALDO, sendo o caminhão que estava sendo conduzido por SERGIO. MARCELO e SIMÃO seriam os integrantes responsáveis por manejar o gado e ganhariam parte do valor obtido com a venda da res furtiva.