NOVA ANDRADINA (MS): A Polícia Civil de Nova Andradina, em uma ação integrada com a Delegacia de Polícia de Angélica e Departamento de Operações de Fronteira de Dourados, conseguiu identificar e prender em flagrante quatro integrantes de uma quadrilha de assaltantes de veículos. A ação criminosa foi descoberta quando a vítima, um motorista de Curitiba – PR, ainda se encontrava sob cárcere privado, sob a mira de revólveres, mantido amarrado e vendado na zona rural, às margens da MS – 376, na entrada do Pesqueiro São Rafael, caminho para Ivinhema.
Para atrair a vítima, os autores planejaram a execução do crime utilizando o golpe do “falso frete”, que consiste numa contratação dos serviços prestados por caminhoneiros, no caso específico, com o pretexto de ser levada uma mudança desta cidade de Nova Andradina – MS para Londrina – PR.
O motorista GENOIR OLIVEIRA DA SILVA estava em Ourinhos – SP quando foi contratado, ao chegar em Nova Andradina – MS, na manhã desta quinta-feira (1º/3) procurou pela pessoa que o contratou e próximo ao Hospital Regional, no bairro Morada do Sol, foi rendido pelos assaltantes, que usando de ameaça e violência física, foi colocado num veículo VW/Gol, cor vermelha e transportado até lugar do cativeiro, num matagal previamente preparado (vegetação limpa), destinada à permanência temporária de pessoas, sendo liberto horas depois, por volta das 18h. A vítima permaneceu rendido pelos assaltantes por 7h, com mãos amarradas e vendado por uma camiseta.
Após liberto, Genoir caminhou até a margem da rodovia, onde recebeu ajuda de testemunhas que o socorreram levando-o até a 1ª DP de Nova Andradina, e recebeu assistência e cuidados pessoas, além de relatar e prestar as informações necessárias à elucidação do crime, visto que, a Polícia Civil de Angélica já havia identificado dois envolvidos no crime, um deles que seria o motorista contratado pelo bando e o segundo para exercer o papel de filho da pessoa fictícia que contratou o frete, sendo a pessoa de LEONARDO DE SOUZA CRUZ, vulgo “Peo” (20).
Em Nova Andradina, se encontraram com os demais integrantes do bando e executaram o roubo após contatarem o motorista que chegava na cidade acreditando estar realizando mais um serviço regular. A partir das evidências e características do veículo tomado de assalto, fornecidas pela vítima, foi divulgada às demais forças policiais o caso em andamento que ocorria em Nova Andradina, sendo que um das equipes do DOF, que fazia barreiras na rodovia de ligação Ivinhema à Naviraí, na MS-142, recebeu as informações no momento em que se deparou com o caminhão roubado, que foi abordo. Os desembarcaram rapidamente e fugiram embrenhando-se no mato e se aproveitando da escuridão noturna, não foram encontrados.
Junto ao caminhão roubado, um grupo de três indivíduos ocupando um Fiat/Linea, cor preta, placas, NPM-3458, foram identificados como sendo: MICHAEL DOUGLAS TEIXEIRA MATOS (20), GEOVANE DOMINGOS DE ARAÚJO (21) e JOSÉ MARCOS ROCHA DA SILVA (29), oriundos de Nova Andradina, com passagens pela Polícia e condenações criminais. Eles iriam buscar os dois ocupantes do caminhão roubado depois de entregue no seu destino, a cidade de Mundo Novo, cidade divisa com o Paraguai.
Todos foram reconhecidos e apontados como integrantes da quadrilha, com funções e tarefas distintas e compartimentação de informações, pois foram quem receberam os criminosos de Angélica, e transportaram a vítima ao lugar do cativeiro.
Ante às evidências, quatro dos cinco envolvidos foram autuados em flagrante, sendo que um deles, M.A.M., não restou evidenciado que tinha o pleno conhecimento do papel criminoso que iria desempenhar no cenário planejado pela organização criminosa, cujos outros dois autores já foram identificados. São eles: LUIZ PAULO PEREIRA, vulgo “Kiko” (22) e FÁBIO PEDROSA DOS SANTOS, vulgo “Liderança” (22), o primeiro foi quem ajudou a render o motorista com emprego de arma de fogo e o segundo quem orquestrou o planejamento e execução do crime, mas ambos não foram encontrados pelos investigadores criminais até o fechamento da prisão em flagrante do grupo criminoso.
Foi representada pela Prisão Preventiva de ambos junto ao Juízo Criminal da Comarca, que deverá apreciar o pedido juntamente com o auto de prisão elaborado durante toda a noite na unidade policial. Os quatro presos foram autuados em flagrante delito pela prática de roubo triplamente qualificado, os quais serão apresentados em audiência de custódia e posteriormente recambiados ao presídio de Nova Andradina.
Eles responderão por Roubo Qualificado pelo Emprego de Arma de Fogo, Concurso de Agentes e Restrição de Liberdade da Vítima.

