Delegacia: | DEVIR – Delegacia Virtual |
Del. Titular: | Marcelo Renato R. Lima Alonso |
Endereço: | Atendimento é feito totalmente online. Para registro online de Boletins de Ocorrência e Denúncias, pelo endereço: http://devir.pc.ms.gov.br/
Horário de atendimento expediente: 7:30 h – 18h – funcionamento 24 h |
Link para Fale Conosco: | (67) http://devir.pc.ms.gov.br/#/ |
E-mail: | devir@pc.ms.gov.br |
O que é necessário para fazer um registro de ocorrência online?
Basta um computador com acesso à internet, um endereço de e-mail válido e a certeza de que o fato que deseja registrar está disponível no site da Delegacia Virtual. Entrar no site: www.devir.pc.ms.gov.br , e registrar a solicitação. Após o deferimento de sua ocorrência, caso haja a necessidade de imprimi-la, será necessário dispor de uma impressora.
Qual o prazo de espera para o recebimento da resposta da solicitação do BO?
A Delegacia Virtual da Polícia Civil estima que os boletins eletrônicos de ocorrência sejam finalizados em até 24 horas. Frisamos, todavia, que esse prazo pode variar em decorrência do excesso de pedidos de registros, problemas técnicos ou outras eventualidades. Assim, caso haja urgência em obter o boletim de ocorrência (justificada: como viagens por exemplo) entre em contato pelo fale conosco (7h – 18h SEG a SEG ou procure uma Delegacia de Polícia.).
Quem pode fazer um boletim online de ocorrência?
O boletim online de ocorrência é um ato personalíssimo. A pessoa que nele constar como declarante será a responsável pela veracidade de todas as informações constantes do registro.
Qualquer tipo de ocorrência policial pode ser registrada no site da Delegacia Virtual?
Não. Somente podem ser registrados na Delegacia Virtual os fatos que são disponibilizados na página inicial (www.devir.pc.ms.gov.br).
Caso não localize o fato posso registrar como denúncia?
Não. As denúncias não são como os Boletins de Ocorrência, elas recebem outro tipo de tratamento. Caso necessite de um BO e o mesmo não esteja em nosso site, compareça a uma DP.
Meu pedido de Boletim online de Ocorrência não foi autorizado. Como devo proceder?
Todas as respostas são enviadas ao e-mail fornecido no formulário de solicitação. Siga as orientações que constam no texto que esclarecem o motivo da não autorização (indeferimento). Caso não esteja clara a justificativa apresentada, contate-nos pelo fale conosco. Vale ressaltar que serão registrados apenas os fatos que estejam na relação de ocorrências autorizados a serem registrados na Delegacia Virtual.
Para que serve o número de protocolo?
Além de possibilitar a retomada da ocorrência quando da perda de conexão com o portal da Delegacia Virtual, o número do protocolo também pode ser usado para consultar o atendimento de uma ocorrência. Anote o seu número de protocolo e guarde-o consigo.
Como procedo se perder o número do protocolo?
Em caso de perda do número do protocolo, é necessário clicar no link “Perdeu seu número de protocolo?” da tela inicial, e seguir os passos solicitados para a recuperação do número.
É possível obter cópia de boletim online de ocorrência?
Sim, é possível obter cópia do boletim online de ocorrência. Acesse o site http://devir.pc.ms.gov.br/#/ depois em http://devir.pc.ms.gov.br/#/ preencha o número do protocolo. Imprima o boletim online de ocorrência autorizado ou verifique o motivo de sua não autorização.
Por que a ocorrência pode ser indeferida?
A ocorrência registrada no site da Delegacia Virtual poderá ser indeferida por falhas no seu preenchimento. Os dados de identificação da pessoa que está comunicando a ocorrência são comparados com o banco de dados da Polícia Civil. Dados que sejam diferentes daqueles que estão no RG (Carteira de Identidade) podem levar ao indeferimento da ocorrência. Confira-os no momento do preenchimento, certificando-se de que os dados foram informados corretamente. Ainda, fatos ou crimes que não estão disponíveis para registro no site da Delegacia Virtual e que forem relatados no histórico da ocorrência (descrição do fato) levarão ao indeferimento do registro e o mesmo deverá ser realizado presencialmente em uma Delegacia de Polícia.
Posso complementar informações faltantes no boletim online de ocorrência já autorizado?
Sim, compareça em qualquer Delegacia de Polícia para presencialmente efetuar a complementação da ocorrência. Endereços no link: https://www.pc.ms.gov.br/servicos-2/busca-unidades/
O BO online tem o mesmo valor do BO registrado em uma delegacia física?
Sim, pois se trata de um documento oficial, emitido pela Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul e assinado por uma Autoridade Policial.
Depois que o Boletim é registrado na DEVIR o que acontece?
O BO da DEVIR trata-se de um Boletim de Ocorrência preliminar. Ele será Encaminhado para a Delegacia de Polícia da área do fato e ficará sujeito à análise e deliberação pelo Delegado de Polícia com atribuição para investigar o fato, que poderá, inclusive, rever completamente o enquadramento típico selecionado unilateralmente pelo Comunicante/Vítima durante o registro da ocorrência na plataforma online.
Posso comparecer na DEVIR para obter informações sobre a minha ocorrência registrada?
O atendimento pela Delegacia Virtual é realizado exclusivamente pela modalidade online (através da plataforma “Fale Conosco” disponível no site da DEVIR) e se limita ao registro do fato (não analisando seus desdobramentos que poderiam resultar na complementação do BO). Portanto, para outras informações sobre o caso e eventual complementação do BO, o Comunicante/Vítima deverá comparecer à Delegacia de Polícia mais próxima.
Tenho provas do crime, desejo representar, tenho novas informações, como devo proceder?
Caso deseje que o fato noticiado seja investigado, o Comunicante/Vítima deverá comparecer na Delegacia de Polícia mais próxima para formalizar o termo de representação, ocasião em que poderá fornecer maiores informações sobre o fato, sua autoria e circunstâncias, bem como entregar eventuais documentos relacionados (prints de tela, arquivos de áudio, etc) e solicitação de perícias (ex.: relacionadas às qualificadoras do crime de furto – casos de destruição ou rompimento de obstáculo), comprometendo-se a manter seus dados cadastrais e telefone de contato atualizados.
O boletim online de ocorrência substitui o documento original?
Não, o boletim de ocorrência não substitui o documento original extraviado, perdido, furtado ou roubado para nenhum fim. Proceda à emissão da 2ª via junto ao órgão emissor.
Posso fazer uma denúncia anônima no site da Delegacia Virtual?
Sim. As denúncias anônimas deverão ser comunicadas através do link: http://devir.pc.ms.gov.br/#/denuncia
Qualquer tipo de acidente de trânsito pode ser registrado online?
Não. Somente os acidentes de trânsito sem feridos, também chamados de acidente de trânsito com danos materiais. Acidentes de trânsito com pessoas feridas, acidentes com motorista com sinais de embriaguez ou quando tenha ocorrido fuga do local por um dos envolvidos deverão ser registrados presencialmente em uma Delegacia de Polícia.
Como faço para registrar uma ocorrência de um fato (ou crime) que não consta na página inicial da Delegacia Virtual?
Se o fato não está disponível na página inicial da Delegacia Virtual, compareça em qualquer Delegacia de Polícia para presencialmente efetuar o registro necessário. Endereços no link: https://www.pc.ms.gov.br/servicos-2/busca-unidades/
Os fatos disponíveis para registro no site da Delegacia Virtual só podem ser registrados online ou posso ir em uma Delegacia de Polícia para fazer um registro de perda de documento, por exemplo?
Fatos atípicos (Extravio, desaparecimento de pessoa) devem ser registrados online. Todos os demais fatos poderão ser registrados presencialmente em qualquer Delegacia de Polícia. O registro online é uma facilidade oferecida pela Polícia Civil, mas o comunicante poderá optar por registrar em qualquer Delegacia de Polícia.
Crianças e/ou adolescentes podem ser vinculados (como comunicante) em registros de ocorrência online?
Não. Ocorrências envolvendo crianças e/ou adolescentes deverão ser registradas pelo responsável e as mesmas incluídas como vítimas. Quando o sistema
Posso registrar online Furto de veículo ou arma de fogo?
Não, neste caso, a ocorrência não poderá ser feita na Delegacia Virtual. Você deverá comparecer a qualquer Delegacia de Polícia para efetuar o registro pretendido.
A Delegacia Virtual registra qualquer crime desde que sejam cometidos pela internet?
Não, a Delegacia Virtual não registra boletins a partir desse critério. Ela somente registra as ocorrências discriminadas em nosso site www.devir.pc.ms.gov.br. Todas as demais devem ser registradas presencialmente nas Delegacias de Polícia convencionais.
A Polícia comunica roubo/furto/perda de documentos à Receita Federal e/ou outras instituições?
Não. A comunicação fica a critério exclusivo do titular dos documentos roubados, perdidos ou furtados.
Após registro do BO, encontrei o(s) documento(s)/roubado(s)/furtado(s)/perdido(s). O que devo fazer?
Os demais documentos poderão ser utilizados normalmente, desde que não tenha sido solicitada uma nova via deles, hipótese em que também deverão ser inutilizados. No que se refere à documentação bancária, devem ser observadas as orientações dos bancos.
Devo comunicar o retorno de pessoa desaparecida?
Sim, neste caso, a ocorrência não poderá ser feita na Delegacia Virtual. Você deverá comparecer a qualquer Delegacia de Polícia para efetuar o registro pretendido. Na Capital: DEH – Del. Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídios (desaparecido maior de 18 anos – (67) 3318-9000/(67) 3318-9003) e DEPCA – Del. Esp. de Proteção à Criança e ao Adolescente (desaparecido menor de 18 anos – (67) 3323-2500/2510), no interior a Delegacia de sua cidade: https://www.pc.ms.gov.br/delegacias-do-interior/
É necessário comunicar à polícia a recuperação de documento perdido que foi registrado em um BO?
Não. O Boletim de Ocorrência sobre perda de documentos não gera investigação policial, pois não houve crime. Em caso de recuperação, não é necessário comunicar a polícia.
É necessário validar/autenticar o BO eletrônico em uma Delegacia de Polícia pessoalmente?
O boletim de ocorrência elaborado pelo site da Delegacia é um documento oficial. Ele é assinado eletronicamente por um Delegado de Polícia. Não é necessário validar ou autenticar o boletim online de ocorrência. Ele tem a mesma validade do boletim de ocorrência feito numa Delegacia de Polícia.
Fiz um Boletim de acidente de Trânsito e não obtive retorno? Ou, Pesquisei o protocolo do BO de acidente de trânsito e não obtive resultado?
Os registros de Boletim de acidente de trânsito são registrados pela Polícia Militar.
Para registro de acidente de trânsito acesse http://boat.sigo.ms.gov.br/#/
O suporte referente ao BO online de acidentes ocorridos no perímetro urbano de Campo Grande será feito pelos números (67) 3313-1907 ou (67) 3313-1908.
No interior, favor contatar a unidade da PM da região.
Como faço o agendamento do RG?
O agendamento de RG não é um serviço oferecido pela Polícia Civil, verifique o link abaixo para dúvidas sobre agendamento de RG e telefones para contato: https://www.sejusp.ms.gov.br/carteira-de-identidade/ .
Onde obtenho informações sobre segunda via de documentos?
Para solicitar a 2ª via dos documentos junto a cada órgão respectivo (cada órgão é autônomo, pedimos que entre em contato conforme abaixo):
Para dúvidas sobre:
Agendamento de RG https://www.sejusp.ms.gov.br/carteira-de-identidade/
CNH, CRV e CRLV Detran: Central de Informações: 154(Capital) ou 67 3368-0500(Interior): http://www.detran.ms.gov.br/segunda-via/
CPF https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp
Celular: Se você perder seu celular ou ele for Furtado, você deve comunicar o fato à prestadora de telefonia e solicitar o bloqueio do serviço.
Para outros órgãos expedidores de documentos verifique via sistema de busca Google: como retirar segunda via do documento xxxx(digite o nome do documento).
Recebi um e-mail da Delegacia Virtual, mas não solicitei nenhuma ocorrência?
Sempre verifique o e-mail do remetente, nosso e-mail oficial é: delegaciavirtual@pc.ms.gov.br e todas as unidades da polícia civil de Mato grosso do Sul utilizam o final @pc.ms.gov.br.
Caso não tenha solicitado nenhum boletim de ocorrência não clique em nenhum link ou baixe nenhum arquivo.