CAMPO GRANDE (MS): A Polícia Civil, através da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes de Roubos e Furtos (DERF) concluiu os inquéritos que apuram três crimes acontecidos em janeiro e fevereiro deste ano. Conforme as investigações, os crimes foram comandados por internos do Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande.
De acordo com o delegado Carlos Delano, no dia 30 de janeiro deste ano, por volta das 9 horas, os criminosos roubaram um veículo Honda Accord de cor preta, no bairro Caiçara, no qual uma advogada de 38 anos foi rendida por dois homens armados que levaram seu veículo. “No dia seguinte, às 07 horas, o automóvel foi utilizado pelos autores na prática de um roubo em residência situada no bairro Chácara Cachoeira, próximo ao Shopping”, explica o delegado.
Nessa ocasião, duas funcionárias foram rendidas por dois homens armados quando entravam na casa. Os autores renderam também um morador que estava dentro do imóvel e após agredi-los, subtraíram joias, dinheiro, celular, tablete, relógio de pulso, notebook, entre outros objetos e fugiram em seguida no Honda Accord.
Conforme o delegado, as diligências mostraram que as pessoas de Lucas Oliveira Da Silva (Ferrugem), 21 anos e Jean Carlos Da Silva (TH), 22 anos, que foram presos no dia 14 de março deste ano, por associação criminosa, eram os executores desse crime, que foi planejado dentro do sistema penitenciário e executado com auxílio de outras pessoas.
O mentor da ação, segundo apurado, foi Adryan Pierre Vieira Romero (Terrorista), 19 anos, que colocou Lucas e Jean Carlos em contato com os outros dois autores de nome Filiphe Chaparro De Oliveira (Japinha), 26 anos e Anderson Lustroza De Oliveira (Notredame), 23 anos, que estavam no veículo Honda Accord para dar-lhes fuga. Japinha e Notredame foram mortos no dia 17 de fevereiro deste ano, em confronto com policiais militares do batalhão de choque.
Terceiro crime
O terceiro crime ocorreu no dia 10 de fevereiro de 2017, por volta das 23h30min, no bairro Taveirópolis. Dois autores, que as investigações revelaram ser Anderson Lustroza De Oliveira (Notredame) e Lucas Oliveira Da Silva (Ferrugem) invadiram a residência e, de arma de fogo em punho, renderam toda uma família e enquanto as vítimas viviam momentos de terror, os dois automóveis das vítimas foram levados por outros dois autores que chegaram depois, de nomes Filiphe Chaparro De Oliveira (Japinha), Jean Carlos Da Silva (TH) e um adolescente de 17 anos.
Durante a investigação foi evidenciado que esse crime também havia sido encomendado e tivera a execução organizada por presidiários. São eles Caio Diniz Pereira Matos (DN ou Magrinho), Hernani Zanin Filho (Maresia, Zóio De Gato Ou Primo Rico) e aquele que já havia organizado o primeiro assalto, Adryan Pierre Vieira Romero (Terrorista).
Durante o curso do inquérito policial, foram recuperados alguns objetos roubados, como caixa de som, celulares, relógio de pulso, arma de pressão e pares de tênis, que foram devolvidos às vítimas.
Texto: Keila Flores