Campo Grande (MS):Entre os dias 05 a 09 de dezembro deste ano, os investigadores Rafael Carbone, Renan Mello Pereira e o Delegado de Polícia Civil Fabio Peró Correa Paes, lotados no GARRAS Del. Esp. Rep. a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros, participaram I Estágio de Arrombamento Tático e Explosivos, realizado pela Polícia Civil do Estado de Goiás, ministrado pelo Grupo Tático 3 (GT3) de Goiás.
Participaram do estágio GAB/DEIC-PCGO, ESPC-GO, ESPTC-GO, GOE-RS e GARRAS-MS, o Delegado Fabio Peró, Rafael e Renan foram os representantes de Mato Grosso do Sul.
Foram ministradas instruções de três tipos de Arrombamentos: Mecânico utilizando ferramentas como Aríete, alicates e pé de cabra; balístico utilizado espingarda de calibre 12 e com utilização de explosivos.
No emprego dos explosivos foram realizadas instruções de Noções Gerais sobre Explosivos, Introdução Histórica, Conceitos Básicos, Características Gerais dos Principais Explosivos, Tipos e Classificação de Artefatos Explosivos, -Efeitos Decorrentes da Explosão, -Bombas Postais e em Campo Aberto, -Ameaças e Contra Medidas, Ações Antibomba e atividades práticas na montagem de cargas para as mais diversas situações e acionamento dos artefatos explosivos.
O Grupo Tático 3 – G.T.3 é uma unidade de elite da Polícia Civil do Estado de Goiás, criada em 1999, com a unificação dos grupos operacionais existentes, o Grupo Anti-assalto à Banco (GAB), o Grupo Anti-seqüestro (GAS) e o mais novo, o Grupo Tático, daí a denominação de Grupo Tático 3 ou G.T.3.
Destina-se a apoiar técnica e operacionalmente os demais órgãos da polícia civil em diligências contra quadrilhas do crime organizado ou na repressão a marginais de alta periculosidade.
Incluem-se entre as suas especialidades a atuação em ocorrências policiais com reféns, a escolta de presos com probabilidade de tentativa de resgate, a proteção de pessoas ameaçadas, bem como, a intervenção em outras situações de acentuada dificuldade.
Os Policiais Civis do GARRAS receberam o certificado de conclusão do curso e estão habilitados a empregar o uso de explosivos em arrombamento tático.

