Campo Grande (MS): Na manhã desta sexta-feira (11), a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul deu voz de prisão a um homem de 24 anos, surpreendido portando um tablete de maconha, pesando 16 gramas.
Conforme apurado, alunos da ACADEPOL (Academia de Polícia Civil), da turma de Escrivães de Polícia, estavam realizando atividade prática e simulada consistente no aprendizado de técnicas de investigação policial aplicadas a crimes de tráfico de drogas, mais precisamente na disciplina de Métodos e Técnicas de Investigação Policial, Entrevistas e Interrogatório.
A atividade desenvolveu-se na Praça Bosque da Paz, no Carandá Bosque, sendo acompanhada por professores delegados, escrivães e investigadores da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (DENAR), contando com apoio de diversos policiais civis para garantir a segurança dos alunos e de transeuntes, além do acionamento do CIOPS e comunicação a guarnições da Polícia Militar.
Em dado momento, em meio ao treinamento dos alunos, um homem de 24 anos abordou um policial à paisana, que estava disfarçado na praça com aparência de usuário de entorpecentes, e lhe perguntou o que estava havendo naquela região.
Pelo fato desse indivíduo não ter reconhecido o investigador como sendo um policial, veio a lhe dizer, de forma bastante assustada, que estaria “dando bobeira com seu braw” (nome usado para se referir à maconha). Nesse momento, questionado pelo policial disfarçado se já havia usado o entorpecente ou se o trazia consigo, alunos-escrivães perceberam a situação inusitada e, sendo informados de que o fato não fazia parte do exercício, mas sim se tratava de cena real, acompanharam os investigadores na detenção do suspeito, logrando êxito em localizar no bolso do indivíduo o tablete de maconha.
Equipes da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico – DENAR foram acionadas e conduziram o suspeito à delegacia para as providências cabíveis. Ele foi autuado pela prática do crime previsto no art. 28 da Lei nº 11.343/06 (Porte de drogas para consumo pessoal).