O uso de drogas entre adolescentes é uma grande preocupação para os pais. Como as crianças têm se tornado cada vez mais independentes e maduras, a tentação de experimentar drogas e álcool é enfrentada cada vez mais cedo.
Fazer com que o adolescente compreenda os perigos do uso de drogas é um desafio que deve ser enfrentado pelos pais, e não relegado a escola, ou qualquer outra instituição.
Aqui estão algumas dicas para ajudar a prevenir uso de drogas.
- O uso indevido de álcool e outras drogas é fruto de um conjunto de fatores. Algumas pessoas buscam elementos para aliviar dores e acirrar prazeres e assim encontram as drogas.
- Tenha em mente que vários fatores contribuem para a decisão de alguém usar drogas, e não somente um fator isolado.
- É função da família proteger seus filhos e favorecer neles o desenvolvimento de competências: para lidar com limites, frustrações e até com alegrias. Na adolescência, a falta de proteção da família, especialmente para o adolescente transgressor, que não sabe lidar com frustrações, pode favorecer o uso indevido de substâncias psicoativas.
- Os adolescentes são muito mais propensos a experimentar drogas se eles estão em torno de outras crianças que estão fazendo experiências com drogas. Se você sabe quem são os amigos de seu filho, assim como o que fazem e para onde vão quando saem juntos, você vai ser mais propenso a reconhecer os sinais que possam incentivá-los a uso de drogas.
- Ajude-os a encontrar alternativas. Vários adolescentes dizem que experimentaram drogas pela primeira vez, simplesmente porque estão entediados. Estimule-os à prática de esportes, atividades intelectuais, musicais ou algo que o envolva.
- Aprimore a sua autoestima. Adolescentes com autoestima positiva são menos propensos a experimentar drogas, porque ficam mais motivados a fazer bem e ser responsáveis por suas ações. Reconheça seus esforços, certificando-se de que ele saiba sabe que você está orgulhoso dele.
- Seja honesto. Tentar criar histórias exageradas sobre a vida do crime decorrentes de uma experiência com a maconha, por exemplo, não é exatamente a maneira correta de mostrar a realidade sobre os perigos do uso de drogas. A honestidade trará confiança. Debata sobre as estatísticas e se certifique de que eles sabem os efeitos colaterais e dependência de drogas ilegais.
- Perceba sinais. Há uma mudança radical de interesses quando as drogas passam a ser mais atraentes do que outras atividades das quais costumava gostar; apresenta queda no rendimento escolar; mostra-se muito agressivo; relata sensação de perseguição; altera o hábito alimentar
- O consumo excessivo de bebida alcóolica provoca falta de apetite e perda de peso, além do aumento do volume abdominal;
- Álcool, maconha, solventes e heroína provocam sonolência, enquanto ecstasy e cocaína provocam o efeito contrário; os usuários também tendem a apresentar pupila dilatada e se isolarem de familiares e amigos.
- Mas cuidado! Muitas alterações no humor e estilo de vida do jovem podem estar ligados apenas à fase pelo qual ele passa ou, até mesmo, um princípio de depressão, e não necessariamente ao uso de drogas, por isso, dê o benefício da dúvida. Não comece a discutir drogas com seu filho acusando-o ou tratando-o como suspeito. Isso só vai levá-lo a ficar na defensiva e fazê-lo sentir que você não confia nele. Esclareça que você está agindo por preocupação e não suspeita. Isso vai atrair sua confiança e pode resultar em uma melhor relação entre vocês.
Procure passar mais tempo com seus filhos e aprenda a conhecê-lo melhor. Se achar que necessita, procure o médico, psicólogo, conselho tutelar ou a polícia.
Acompanhe nossas mídias sociais e veja mais dicas de segurança em nosso site, através do www.pc.ms.gov.br . Siga-nos no Instagram, inscreva-se em nossa página no YouTube e curta nossos vídeos.
Lá você encontra conteúdo exclusivo das ações da Polícia Civil, além de entrevistas e novidades.
Ouça esta e outras dicas clicando aqui. Ou no site www.ms.gov.br, através do MS NO RÁDIO.
Estamos aqui para ajudar você a se auto ajudar. A Polícia Civil estará sempre presente para Servir e Proteger.