Campo Grande (MS) – Na tarde desta quarta-feira (21), em trabalho na área pedagógica de prevenção ao uso indevido de drogas, o delegado Gustavo Ferraris, titular da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (Denar), ministrou palestra no Projeto de Valorização da Vida, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A palestra ministrada pela tarde na Associação Nipo Brasileira, na Avenida João Arinos, dentro da programação do evento de capacitação do Valorização da Vida, contou com as presenças de professores, diretores e alunos das escolas municipais de Campo Grande.
Com o tema “a prevenção ainda é a melhor estratégia”, a palestra teve como objetivo repassar aos docentes, funcionários das escolas e alunos da Reme, importantes informações quanto aos impactos negativos dos entorpecentes para o indivíduo e a sociedade.
Além de estimular a auto-estima e incentivar o diálogo acerca da temática, o titular da Denar alertou para os perigos das drogas lícitas, como por exemplo o fumo e as bebidas alcoólicas. “Quando nós proporcionamos o conhecimento, criamos multiplicadores que irão levar esse conteúdo para outras pessoas, além de ajudar o aluno a repensar suas atitudes”, explicou Ferraris.
Sobre o Projeto Valorização da Vida
Criado ano passado com foco no combate à depressão, bullying e no fortalecimento dos laços familiares, o projeto “Valorização da Vida” é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (Semed).
A ideia, pioneira no país, aborda com a comunidade escolar os fatores que levam os jovens e crianças à depressão, uso de drogas, conflitos interpessoais na família e na escola. A intenção também é detectar crianças que apresentam sinais de automutilação e suicídio.
Desde o ano passado, 1.583 profissionais foram capacitados e 7.300 alunos já foram atendidos. O processo de intervenção acontece de acordo com a demanda da unidade escolar, que solicita o apoio da equipe de psicólogas quando observa casos de depressão ou automutilação entre os alunos.