Campo Grande (MS) – Foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (3), as promoções de 717 integrantes das carreiras da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. As progressões funcionais representam ganho real de 20% nos salários dos servidores.
Ao todo foram promovidos 39 delegados, 115 escrivães, 414 investigadores, 56 peritos criminais, 69 peritos papiloscopistas, 23 agentes de polícia científica e 1 médico legista, pelos critérios de antiguidade e merecimento.
Para o delegado Alex Sandro Peixoto, titular da Delegacia Regional da Polícia Civil de Corumbá, promovido à 1ª classe, a ascensão profissional que veio em boa hora, representa o reconhecimento do trabalho realizado pelos policiais. “Hoje é um dia de reconhecimento e a promoção nos motiva a continuar trabalhando com foco e eficiência para servir e proteger a nossa população”, diz.
Na Polícia Civil desde 2014, esta é a primeira vez que o investigador Deimivaldo Bispo de Braga Filho é promovido. E foi justamente a progressão
funcional que o motivou a escolher a polícia. “A promoção torna a carreira atrativa e nos motiva a buscar mais conhecimento, aperfeiçoar e trabalhar melhor a cada dia e com isso, ganha a gente e ganha a sociedade”, explica o investigador da Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica.
Segundo o Delegado-Geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas, a promoção funcional não é apenas status, já que tem um reflexo financeiro muito importante para os policiais e, de certa forma, representa um aumento para todos os servidores. “É óbvio que a promoção não atinge a totalidade dos servidores, mas nós pretendemos por autorização do governador Reinaldo Azambuja, já dar início de imediato ao processo promocional do ano de 2019”, anuncia.
As promoções publicadas hoje são referentes a 2018 e de acordo com Marcelo Vargas, as progressões funcionais relativas a 2019 devem ser concluídas e publicadas até o mês de dezembro. “Vai ser a primeira promoção na nova modalidade da chamada promoção automática, mas que tem todos os critérios de meritocracia e vai possibilitar à grande gama de policiais serem promovidos nesse primeiro processo”, explica.
A lista completa dos promovidos está publicada das páginas 111 a 144 do Diário Oficial do Estado, que pode ser acessado clicando aqui.
Promoção automática
A promoção automática dos policiais civis, foi instituída em março do ano passado, com a aprovação pela Assembleia Legislativa do Projeto de Lei Complementar 001/2018, de autoria do Poder Executivo, que alterou dispositivos da Lei Complementar 114, de 19 de dezembro de 2005, que rege as carreiras da Polícia Civil.
Com a mudança, a progressão funcional de todos os policiais civis para a classe seguinte, passou a obedecer aos critérios como avaliação objetiva dos superiores, cursos de capacitação e o interstício de cinco anos completos em cada uma das classes.