Campo Grande (MS) – Os delegados da Polícia Civil, Gustavo Ferraris, titular da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (Denar) e Reginaldo Salomão, titular da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos (Derf), participam em Ciudad del Este, do curso de Detecção e Combate ao Tráfico de Armas, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Paraguai.
O curso que começou ontem e segue até amanhã (29), aborda temas como segurança e identificação de armas de fogo, visão geral do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, autoridades fronteiriças e recursos para investigações criminais transnacionais, leis dos EUA sobre fabricação, distribuição e vendas de armas de fogo.
Os participantes debatem também o processamento de cena de crime em casos de tráfico de armas de fogo, melhores práticas para armazenar provas de armas, destruição de armas de fogo após a finalização do caso, rastreabilidade de armas, procedimentos de controle aduaneiro e força-tarefa conjunta de combate ao terrorismo.
Alguns estudos de caso também serão apresentados aos participantes. “É um excelente curso, que está nos trazendo conhecimento dos trabalhos desenvolvidos pelas agências americanas no combate ao tráfico de armas, além de experiências da Polícia Paraguaia e da Polícia Federal brasileira, no que tange ao rastreamento de armas e ação em conjunto com agências americanas de combate ao tráfico de armas”, afirma do delegado Gustavo Ferraris.
O evento conta com as participações de policiais civis e federais do Brasil, Paraguai, Argentina, e Estados Unidos, de profissionais do Departamento de Justiça e Escritório de Assistência e Capacitação do Ministério Público do Paraguai.