A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul participou ontem, 01/12, de uma operação deflagrada pela Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro, denominada “Money Trail”. O objetivo foi dar cumprimento à mandados judiciais contra organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro, tráfico de armas e drogas e crimes contra instituições financeiras com movimentação de mais de R$ 200 milhões.
A ação foi comandada pela DESARME (Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos) com apoio do DGPE (Departamento Geral de Polícia Especializada), da MJ/SEOPI (Secretaria de Operações Integradas) do Ministério da Justiça, da SISPEN da SEAP-RJ (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária). Foram cumpridos 45 mandados judiciais de busca e apreensão em quatro estados, expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Criminal Especializada do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
As investigações possibilitaram a identificação de 16 indivíduos ligados à organização criminosa, residentes no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Durante a ação os policiais apreenderam material probatório para a devida persecução criminal dos envolvidos.
No Estado do Mato Grosso do Sul, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão nas cidades fronteiças de Corumbá (Fronteira com Porto Quijarro – Bolívia), Ponta Porã (Fronteira com Pedro Juan Caballero – Paraguai) e em Chapadão do Sul.
