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Delegacia Virtual registrou 3,3 mil atendimentos em 2011
16/03/2011 | Gilberto Artero Ramos Filho

www.noticias.ms.gov.br:

Delegacia Virtual registrou 3,3 mil atendimentos em 2011; 93% são casos de extravio de documentos

Campo Grande (MS) – Neste ano a Delegacia Virtual (Devir) já recebeu 3.584 notificações online através do site devir.pc.ms.gov.br . De acordo com balanço da Polícia Civil a maior demanda da Delegacia Virtual são os boletins de ocorrência de extravio. No total foram 3.334 entre janeiro e fevereiro, o que representa 93% de todos os casos notificados para a Devir. Casos de furto simples somam 236 e desaparecimento foram quatro casos.

No último mês de fevereiro o balanço apontou 1.633 notificações de extravio, 137 furtos e dois desaparecimentos informados através da ferramenta online da Polícia Civil. Em todo o ano passado a Devir registrou mais de 17,7 mil boletins online, sendo que 94% dos casos foram de extravio de documentos, o que representa um montante de 16,5 mil notificações.

De acordo com o delegado Jefferson Nereu Luppe, titular da Delegacia Virtual, a grande demanda por notificações de extravio utilizando a ferramenta online é verificada também em delegacias tradicionais. “Nas delegacias tradicionais os boletins informados sobre extravio de documentos representam um terço do total de notificações”, enumera o delegado.

O titular da Devir explica que é importante fazer um boletim de ocorrência de perda de documentos para evitar que outras pessoas se utilizem das informações para praticar crimes. “É importante fazer o boletim de extravio para que a pessoa tenha um início de prova da perda deste documento”, alerta o delegado. Ainda de acordo com Luppe, com a notificação para a Polícia Civil, o documento perdido passa a constar no banco de dados de extravios ou furtos também disponível na Delegacia Virtual.

Jefferson explica que a Devir disponibiliza uma área no site para consultas deste banco de dados que informa se determinado documento foi notificado como extraviado ou furtado. “CPF, RG, CNH e veículos podem ser verificados no sistema”, lembra.

Segundo o delegado, a ferramenta é importante principalmente para comerciantes ou para quem vai negociar compras ou vendas, uma vez que o site vai informar se há restrições informadas à Polícia Civil sobre documentos ou veículos.

Desta forma, também é importante informar à Polícia Civil se o documento extraviado foi recuperado. Conforme o delegado Jefferson a ação vai garantir a baixa das informações no sistema e o documento deixa de fazer parte do banco de dados disponibilizado também na Devir. “Para informar a recuperação do documento são oferecidos três caminhos: o ‘Fale conosco’ do site da PC, enviando um e-mail para a delegacia competente ou se dirigindo a qualquer Delegacia de Polícia Civil”, informa.

Texto: Rogerio Valdez

Foto: Edemir Rodrigues



 
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