Dica da Polícia Civil: Como agir em casos de pessoas desaparecidas

O desaparecimento de uma pessoa é sempre uma angústia para toda a família e algumas dicas podem ajudar a encontrar o ente querido.

Fique atento:

  • Avise amigos e parentes o mais rápido possível, principalmente os de endereço conhecido do desaparecido, para onde ele possa ter ido.
  • Percorra os locais de preferência da pessoa.
  • Tenha sempre uma foto da criança ou adulto atualizada.
  • Memorize a vestimenta da pessoa e outros detalhes para melhor descrever a pessoa.
  • No caso de desaparecimento de pessoas idosas, além dos procedimentos padrões citados, torna-se necessário o cancelamento da aposentadoria ou benefícios que o desaparecido recebe. Assim, em situações de tentativas de saques, o gerente da agência deverá comunicar a polícia imediatamente.
  • O detetive particular pode se tornar uma excelente opção para dar atenção total ao caso e conseguir localizar a pessoa desaparecida o quanto antes, auxiliando as autoridades locais, que muitas vezes não conseguem conciliar o grande número de ocorrências diárias com a busca as pessoas desaparecidas.
  • Para efetuar o registro do caso é importante que a família informe todas as características possíveis do desaparecido.
  • Existe um importante instrumento de apoio à sociedade brasileira para localização de pessoas desaparecidas, dentre elas crianças e adolescentes, que é o site de desaparecidos do Ministério da Justiça.
  • Lembre-se: O Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas não substitui o Boletim de Ocorrência, instrumento que desencadeia o processo de investigação oficial para a busca e localização da pessoa desaparecida. Dessa forma, mediante o desaparecimento procure imediatamente uma Delegacia de Polícia para notificar o acontecido, se possível levando foto recente do desaparecido.

Veja a essa e outras Dicas pelo www.pc.ms.gov.br e no canal da PCMS no youtube. Lá você encontra conteúdo exclusivo das ações da Polícia Civil, além de entrevistas e novidades. Siga-nos também no Instagram e facebook.

Ouça esta dica na voz da Delegada Sidneia Tobias clicando aqui.

Ouça também o Segurança em Pauta. O programa de entrevistas da Polícia Civil que aborda a Segurança Pública no MS, de forma técnica e imparcial. Toda segunda-feira você ouve um novo programa no www.ms.gov.br

A Polícia Civil estará sempre presente para Servir e Proteger. Queremos ajudar você a se auto ajudar.