Representantes do Movimento Negro realizam visita a Delegacia Geral da Polícia Civil para debater implantação de núcleo de atendimento

CAMPO GRANDE (MS): O Delegado Geral da Polícia Civil – Dr. Marcelo Vargas Lopes e a Ouvidora Geral da PCMS – Dra. Sidnéia Tobias estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (14) com o representante do Conselho Nacional de Políticas Culturais Afro-brasileiras e presidente do Conselho Estadual dos Direitos Negros do Mato Grosso do Sul, Lamartine José, e com o subsecretário de Política para a Promoção da Igualdade Racial e Cidadania, Leonardo de Oliveira Melo, para discutir a implantação do Núcleo de Atendimento de Crimes Raciais, que será instalado na Delegacia Especializada de Ordem e Política Social – DEOPS.

Dr. Marcelo Vargas destacou a importância da criação deste núcleo como forma de atender com maior especificidade os crimes de preconceito raça e cor. “A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul estará capacitada para que a sociedade tenha, neste Núcleo, o atendimento esperado para resolução dos crimes de racismo e preconceito, no que concerne à PCMS, e que ainda, infelizmente, é um mal em nossa sociedade. ”.

Já a ouvidora da PCMS – Dra. Sidnéia Tobias explicou que a Ouvidoria trabalhará junto ao Núcleo na criação de campanhas e execuções de projetos, como forma de fortalecer, junto à sociedade, este novo setor de atendimento. “A Ouvidoria fará o encaminhamento das denúncias recebidas diretamente ao Núcleo, como forma de tornar as investigações sobre este tipo de crime mais eficazes”, destacou.

O Núcleo de Atendimento de Crimes Raciais aguarda a publicação de um decreto do Governo do Estado para que possa ser implantado.