Pelo fim da violência contra as mulheres, Polícia Civil realiza oficina de capacitação no atendimento às vítimas

CAMPO GRANDE (MS) – Na manhã de hoje (5), às 08h30, a Polícia Civil, em parceria com a Sub Secretaria de Políticas para as Mulheres, por meio da Subsecretária, Luciana Azambuja Roca, realizou, na ACADEPOL, uma oficina de capacitação aos policiais lotados na DEPAC, DEAM e DEPCA, com o tema “Atendimento Humanizado às mulheres vítimas de tráfico de pessoas e outras formas de violência”.

Foto: Valmir Dias

Para debater o tema, foi convidada a senhora Aparecida Gonçalves, ex-Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

O Delegado Geral da Polícia Civil participou da abertura do evento, e destacou o papel da Polícia Civil no atendimento às mulheres vítimas de violência. Enfatizou ainda os resultados obtidos pela instituição, na elucidação dos casos de feminicídio ocorridos no Estado.

O evento faz parte da Campanha “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, que visa o combate ao alto índice de violência contra as mulheres.

O objetivo da campanha é despertar na sociedade a atenção sobre

Aparecida Gonçalves, ex-Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. (Foto: Valmir Dias)

atitudes que levam ao desrespeito às mulheres e às violências sofridas diariamente, dando visibilidade à violação de direitos humanos das mulheres e discutindo medidas de prevenção e combate à violência.

Aqui no Estado, a lei n° 4.784/2015 instituiu o dia 25 de novembro como o “Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, data relevante no calendário oficial do Estado, prevendo a realização de ações de mobilização, palestras, debates, encontros, panfletagens, eventos e seminários sobre as diversas formas de violência que vitimam as mulheres.

Dentro dos “16 Dias de Ativismo”, o dia 6 de dezembro é o “Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, criada no Canadá em 1989 e simbolizada pelo “Laço Branco”, que busca envolver os homens nessa mobilização, tendo também se tornado uma campanha mundial e excelente oportunidade para os sul-mato-grossenses manifestarem seu compromisso com o combate à violência.

O dia 10 de dezembro é lembrado pelo “Dia Internacional dos Direitos Humanos” remete a promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos adotada pela ONU em dezembro de 1948, com a finalidade de proteger os direitos fundamentais de todos os cidadãos, lembrando que a violência contra as mulheres é uma violação dos direitos humanos e assim deve ser combatida.

Foto: Valmir Dias

Também estavam presentes na abertura do evento: O Drº Matusalém Sotolani, Corregedor Geral da Polícia Civil, a Drª Maria de Lourdes Souza Cano, Diretora da Academia de Polícia (ACADEPOL), o Diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), Drº Edilson dos Santos Silva, o Diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), Drº Ivan Barreira, o Coordenador do Departamento de Polícia do Interior (DPI), Drº Luiz Alberto Ojeda, o Drº Alberto Vieira Rossi, Coordenador do Departamento de Polícia Especializada (DPE), e o Coordenador do Departamento de Inteligência Policial (DIP), Drº Fabiano Goes Nagata.

Clique aqui e confira a programação